De geração em geração, há um conceito que se mantém: o de que devemos consumir, preferencialmente, produtos de época. E sabem uma coisa? É um dos melhores conselhos que poderíamos receber. Assim, vamos ver porquê!

Mais frescos e nutritivos

Quando consumimos alimentos fora de época, muitas vezes chegam até nós de zonas geográficas distantes e foram colhidos antes de estarem “no ponto”, ou seja, colhidos antes de alcançarem todo o seu potencial nutritivo.

Além disso, se nos comprometermos em consumir apenas alimentos de época, teremos eventualmente uma maior variedade de nutrientes no nosso prato, já que não estaremos sempre a consumir as mesmas frutas e vegetais.

Mais económicos

Os produtos de época são mais baratos em comparação com os restantes, por vários motivos.

Em primeiro lugar, os produtos de época são produzidos em maior quantidade, ou seja, temos assim a lei da oferta e procura, diminuindo o valor do produto ao consumidor.

Além disso, não têm um custo de transporte tão elevado, porque não são deslocados de zonas geográficas distantes.

Por fim, estes produtos são cultivados sem a mesma necessidade de químicos e acesso a estufa, portanto com uma produção mais económica.

Mais amigos do ambiente

Os produtos de época são cultivados na mesma zona geográfica onde são vendidos, levando assim a uma menor emissão de gases de efeito de estufa durante o seu transporte.

Além disso, a menor necessidade de utilização de químicos que permitam o cultivo também leva a que estes produtos sejam inevitavelmente mais eco-friendly.

Mais saborosos

Seguramente, nada substitui o sabor de um alimento que é colhido quando está pronto para ser colhido. Lembre-se que quando compra produtos fora de época, estes são colhidos ainda “verdes” e acabam por amadurecer numa caixa de cartão no caminho até ao supermercado (não sem antes serem borrifados com químicos que atrasem o amadurecimento).

E agora?

Agora que já esclarecemos a importância de consumir produtos de época, deixamos aqui uma ferramenta muito útil: um eBook com as frutas e legumes que devemos consumir primordialmente, organizados por mês (num formato ideal para imprimir e colocar na porta do frigorífico!).

Para comprar produtos de época, peça o aconselhamento dos nossos comerciantes de proximidade, que poderá encontrar AQUI!

eBook – Produtos de época

Por fim, partilhe connosco a sua opinião sobre esta ferramenta e deixe-nos sugestões para futuros eBooks que considere úteis!

Só nos faz bem, se fizer bem ao nosso planeta!


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *