7 motivos para começar a consumir produtos locais imediatamente

Ouviu falar sobre produtos locais, mas não sabe quais os seus benefícios? Aqui damos todas as respostas!

As nossas escolhas

Se nos questionarmos sobre o porquê de comprarmos determinados produtos percebemos que as nossas escolhas recaem sobre os produtos que consideramos mais saborosos (nem sempre os mais nutritivos, no entanto), produtos baratos, fáceis de conservar e rápidos de cozinhar. Esta perspectiva sobre a alimentação deve mudar! Precisamos não só de optar pelos melhores produtos para a nossa saúde, mas também de optar pelo melhor para o nosso planeta.

Assim sendo, vejamos alguns benefícios dos produtos locais.

1. Apoio aos produtores locais

Consumir produtos locais protege a economia local e os seus produtores. Sendo assim uma forma de garantir a manutenção de emprego e de empoderar a economia da sua aldeia, vila ou cidade, levando no final de conta a um empoderamento da economia nacional.

2. Menor quantidade de deslocações

Consumir local significa consumir produtos que fizeram uma viagem muito mais curta até às nossas casas. Sabe o que isso significa? Que a emissão de gases de efeito de estufa para a nossa atmosfera é muito inferior!

3. Menor desperdício alimentar

Alguma vez se questionou se todos os produtos que saem da sua origem chegam ao destino? A resposta é não! Inegavelmente, uma parte desses produtos é perdida durante a distribuição e o armazenamento.

4. Produtos mais frescos

Imagine, por exemplo, quanto tempo dura a viagem das suas mangas do Brasil até sua casa e traduza todo esse tempo em perda de nutrientes. A partir do momento em que o seu produto é colhido, abatido ou pescado, começa imediatamente a perder nutrientes e frescura. Por isso, quanto mais rápido chegar à sua mesa, melhor!

5. Produtos sazonais

Os produtores locais têm geralmente um maior respeito pela produção sazonal de produtos, como resultado, cada produto é adequado à época do ano em questão.

6. Rotação de culturas

Isto significa que ocorre uma alternância entre os tipos de produtos a serem cultivados e, por consequência, existe a recuperação de nutrientes para o solo.

7. Criar um sentido de comunidade

Por fim, esta ligação de produtor e comprador permite que toda a comunidade se conheça e se criem relações que não seriam tão propícias noutros contextos.

____

Se o ajudámos a mudar a sua perspectiva e a dar um passo na direção do consumo de produtos locais, dê uma vista de olhos na nossa página de Comerciantes de Proximidade!

Se acabou de começar esta jornada por um estilo de vida mais sustentável deve, sem dúvida, dar uma vista de olhos na Associação Zero. Não se vai arrepender!

Só nos faz bem, se fizer bem ao nosso planeta!


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *